“Arte e manhas”: um Latuff incomoda muita gente…

A “Arte e manhas” dessa semana traz um cartunista carioca que divide opiniões. O Muquifo orgulhosamente apresenta: Carlos Latuff.
ImageA carreira desse grande artista brasileiro começa em 1989 quando ele trabalhou com ilustrações em uma agência de propaganda; depois disso sua primeira charge é publicada em um boletim do Sindicato dos Estivadores e a partir de então seu trabalho se volta para a questão política, e oficialmente Latuff se torna o cartunista que conhecemos: sempre envolvido com a imprensa sindical, e principalmente com a militância artística ativa na internet e em meios de diversas partes do mundo. O trabalho do cara tem visibilidade internacional, dentro de diversos movimentos, e a primeira charge brasileira a participar do Concurso Internacional de Caricaturas sobre o Holocausto (organizado em 2006, no Irã, pelo jornal Hamshahri) é de sua autoria, e obteve o segundo lugar.
ImageE fica a pergunta: por quê Latuff divide opiniões? Glauber Rocha já nos disse que “A função do artista é violentar”, e Latuff faz jus a isso: ele violenta tudo aquilo que nos transforma na sociedade cheia de doenças na qual estamos inseridos. Com seu olhar crítico e ácido, Latuff critica de forma brilhante os abusos de poder, o consumismo, o capitalismo, as guerras cruéis que fazem parte do nosso cotidiano, e que de certa forma acabaram sendo naturalizadas. E é claro, isso incomoda! E que bom que temos artistas brasileiros incomodando, não é?

Para finalizar, ao invés de ficar repetindo o quanto seu trabalho é respeitável e incrível, nada melhor do que deixar aqui algumas doses de sua arte:

Image

Image

Image

Image

Image

 

Para conhecer mais do seu trabalho é muito simples, visite seu perfil no facebook: https://www.facebook.com/realcarloslatuff

Anúncios

Um comentário sobre ““Arte e manhas”: um Latuff incomoda muita gente…

  1. Pingback: Sobre Esse Mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s